sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Retornar

Exílio
Quando a pátria que temos não a temos
Perdida por silêncio e por renúncia
Até a voz do mar se torna exílio
E a luz que nos rodeia é como grades
No livro ‘Livro Sexto’ Sophia de Mello Andersen
Eu considero que a adaptação ao nosso país é sempre a mais difícil. Uma das grandes dificuldades é porque as pessoas te tratam como se você nunca tivesse saído. Para a maioria das pessoas não importa qual era a sua rotina de onde você está vindo, não importa que horas você costumava acordar, almoçar nos últimos 3 anos, nada importa porque você voltou e agora você está no Brasil e aqui se almoça assim e pronto. O seu estômago gritando não é nada, ele deixa de ser um músculo adaptável para ser um molde engessado pela sua cultura. "Deixa de reclamar que são 14hs e o almoço ainda não saiu, voce já está aqui há duas semanas e é brasileira" me gritaram outro dia.
É esse total ignorar das experiências que você traz com você que dói. O que você faz com tudo o que viveu, aprendeu, absorveu, gostou, incorporou nos últimos 3 anos se nada importa só porque você cresceu aqui? Por quê as pessoas insistem em querer tirar de você essa parte tão importante da sua vida? É essa luta entre manter tudo o que você viveu a despeito das pessoas se esforçarem por tirá-la de você que torna o choque cultural às avessas tão difícil. Afinal, não foi só você quem mudou, mas as outras pessoas também.
Outra coisa que eu observei nas várias voltas da minha vida: há pessoas que gostam de ser sua amiga virtual. Quando você está fora elas são super presentes, de várias formas, seja por skype, email, carta comum, whatsapp. Quando você chega, elas desaparecem. Essa dinâmica eu ainda não consegui decifrar, mas talvez elas gostem da amiga aventureira e não da amiga cotidiana.
Acordo, vou pra cozinha e não tenho vontade de comer nada. Voltei para Brasília pela milésima vez, mas dessa vez voltei repentina, prenha. Comi um pote pequeno de iogurte com granola. Tento repetir minha rotina matinal da Austrália que eu amava, mas ela não é reproduzível. O iogurte é diferente, fino, aguado, pouco. A granola tem gosto de sapato. Gostava da mistura que eu criava no meu pote laranja, gasto.
Tenho urgência em escrever, mas pouca paciência para me sentar no meu quarto. Tenho que encontrar um novo lugar de inspiração em Brasilia. Desfrutar da cidade. Chegar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário