domingo, 30 de novembro de 2014

Welcome to the country

Toda reunião, aglomerado de pessoas, na Austrália, tem que ter o ritual "Bem vindo ao país".
Aqui, geralmente, quando falam a palavra "país" ou em inglês "country" estão se referindo às comunidades tradicionais aborígenes. Chama-se então um aborígene que tenha nascido e ainda tenha os costumes tradicionais para liderar o ritual. Geralmente tem alguma história sobre a região, uma lenda, uma perspectiva histórica ou o que a pessoa aborígene sinta no momento. Muitas vezes, eles também tocam o instrumento tradicional, o didgeridoo, que parece um berrante do pantanal, mas diferente. É feito de madeira e lindamente decorado.
O ritual é bonito porque eu adoro contação de histórias, eu adoro músicas fortes, e as que vêm do didgeridoo são assim. Também porque eu adoro  os conhecimentos tradicionais e a conexão com a natureza que geralmente os indígenas têm. E também porque eles honram "as pessoas que andaram nessa terra antes que nós".
Mas eu também me sinto um pouco incômoda. Me sinto assim, nesse misto de beleza e contemplação e agonia porque... bom, a vida dos aborígenes na Austrália não é fácil. Até os anos 70 as crianças eram separadas de suas famílias, muitos escravizados (enviados para instituições de educação e depois para trabalhar em casas de família ou coisas parecidas), quase não há mais aborígenas para andar por essas terras, eles não podem mais sobreviver de seus saberes tradicionais, eles praticamente não têm terras protegidas, etc.
Pronto, só queria me expressar. Não é fácil estar no ritual e ficar só em contemplação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário