sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

We are here for a great time, not a long time.

Um dos personagens mais interessantes que eu conheci na Austrália foi o Shane, companheiro de uma amiga. Ele é uma daquelas figuras que só de olhar te dá paz e vontade de compartilhar e sorrir.

Já não me lembro bem onde ele nasceu, mas me lembro que foi mais ao sul deste país, provavelmente Tasmânia, Adelaide ou Sydney. De toda forma, ele trabalhou grande parte de sua vida em Cairns, bem mais ao norte, e a principal porta de entrada para a Grande Barreira de Corais, onde morou então a maior parte de sua vida.

Ele era guia turístico, conhece a floresta tropical australiana como ninguém, assim como as melhores diversões em meio aos corais. Todos os dias, ou quase todos os dias, ele acordava cedo e se arrumava para o trabalho, colocava botas de caminhada, calça impermeável, camiseta, ou uma roupa de banho e bermuda, e saía de casa para o trabalho. Essa foi a sua opção de vida. Ele nunca foi excessivamente ambicioso, tudo o que ele queria era uma casa confortável para morar com a sua companheira.

Ele conseguiu. Ele viveu e trabalhou como sonhava, e comprou uma casa deliciosa nos vales de New South Wales. Tendo me hospedado nessa casa, mais especificamente em seu quarto, posso dizer que é um dos recantos mais especiais que eu já estive na Austrália. Ele fez um excelente trabalho. A casa é toda de madeira, o que já é algo incrível considerando a homogeneidade e a feiura da simplística arquitetura australiana. A casa tem uma varanda que rodeia toda a extensão da casa que dá para o vale e, assim, para o amanhecer do sol. A casa tem cômodos confortáveis e é espaçosa em todos os ambientes, o que também é raro por aqui. A casa fica no meio da floresta e a 20 minutos de uma das praias mais lindas e energéticas da região, reduto de espiritualidade. Quase a Alto Paraíso australiana.

Num dos jantares em sua maravilhosa casa, ele me disse que um dos ensinamentos mais importantes de sua vida veio de seu avô, que lhe disse: "We are here for a great time, not a long time"- Estamos aqui para uma vida maravilhosa, não uma vida eterna.

Não cansada de exaltar as qualidades da casa, enquanto ele me dirigia para o meu ônibus, no momento de partir, ele me disse que só sentia pena de não ter tido mais um pouco (money) para comprar outra que fosse um pouco mais afastada da rodovia e assim evitar o ruído dos carros (que eu não escutei). De toda forma, esse é o resultado de uma vida espetacular. Uma vida ainda a ser vivida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário