Alguns canais de televisão na Espanha tem programas que retratam a vida de espanhóis vivendo em diferentes lugares do mundo.
O primeiro e mais tradicional é o "espanhóis no mundo", mas logo tem "madrileños en el mundo", etc. O site oficial do primeiro programa é: http://www.rtve.es/television/espanoles-en-el-mundo/
Eu assisti recentemente o programa de espanhóis na Bahia.
Neste link há a propaganda do programa com algumas imagens:
http://www.youtube.com/watch?v=eLAwy0iezVg
Uma pena que o episódio inteiro não esteja mais disponível na internet. Queria discutir com vocês os estereótipos e as imagens veiculadas. Este é um post antigo, que eu ainda não tinha publicado, porque o sentido era que eu comecei a imaginar um programa desses retratando a minha vida na Espanha, por exemplo. Pensei em como o programa seria chato, afinal minha vida lá não tinha nada de emocionante e também Santander não é uma cidade excitante para ficar mostrando de turismo em um programa na televisão. Mas então eu me lembrei que fizeram este programa quando eu ainda morava em Cabo Verde. E até eu que também era estrangeira senti muito preconceito e senso comum no que os espanhóis falavam sobre o país. Tipo que não se podia dormir sem mosquiteira porque senão pegava malária, quando não há incidência de malária em Cabo Verde. Mas enfim, acho que os estrangeiros sempre terão uma visão distinta do que das pessoas que nasceram e têm vínculos mais afetivos e culturais com o local. Talvez eu mostrasse, em Santander, o fato de todos comerem de pé, o que para eles é super normal, ou a falta de educação dos garçons espanhóis, o que para eles nunca foi diferente, ou mesmo o fato de chover diariamente, o que deve ser mais estranho para alguém vindo do planalto central brasileiro do que para alguém que nasceu na Grã-Bretanha, por exemplo. Já de Brasília, eu só mostro coisas lindas!! :)
Nenhum comentário:
Postar um comentário