" ... Por lo tanto, es más que evidente que durante mucho tiempo la cultura de Cantabria fue de tipo matriarcal; es decir, la mujer tenía en diversos planos de la sociedad el papel preponderante y servía de claro referente para su pueblo. Los elementos que nos inducen a pensar en una ginecocracia entre los cántabros son numerosos, tan sólo aportaremos los más destacados como son los matrimonios efectuados mediante la dote del hombre y no de la mujer como ocurría en estructuras patriarcales. La herencia se transmitía de manera matrilineal, lo que indica que la hacienda pertenecía por completo a la mujer. Eran las mujeres quienes buscaban esposa a sus hermanos, además de aportarles el ajuar necesario. La mujer se ocupaba de las tareas del campo, dedicándose el hombre a la caza y a la guerra..."
Este fim de semana fomos à Reinosa, um município ao sul de Cantabria. Cantabria é o estado de Santander, cidade que eu moro agora. Reinosa é muito montanhosa, já muito perto da cordilheira cantábrica, e em pleno mês de maio, primavera, havia neve. As fotos acima são de um parque que reproduz como era a vida do povo que vivia aqui antes da chegada dos romanos. Os cántabros eram celtas, e portanto a sociedade era matriarcal, como o texto acima relata. A mulher era quem dava a herança, escolhia o casamento, tomava as decisões, etc.
O amigo que está na doto comigo é o Ruben, natural desta cidade, e que nos convidou a conhecer. Um detalhe importante da foto é que eu estou com tranças vikings!!!
Fomos um grupo de amigos do mestrado, e fomos muito bem recebidos na sua casa, como nenhum outro espanhol até hoje soube fazer conosco. Apesar do frio, conhecemos também o nascimento do rio Ebro, um dos mais importantes da Europa e uma cidade romana antiga, que ainda está em escavações. Domingo fizemos comida! Uma Olla Ferroviaria, tradição da região, que consiste em carne cozida com batata e pimentão vermelho, mas o especial é que é feita numa panela (olla) especial, onde se coloca carvão no fundo. E chama ferroviaria, porque era feita pelos ferroviários com o carvão que sobrava dos trens, muito legal.
Tenho mais fotos, mas estou meio desgostosa com o blogspot, e depois tento as colocar.
2 comentários:
Ah! finalmente eu encontrei o que eu estava procurando. Ás vezes é preciso muito esforço para encontrar ainda pequena peça de informação útil.
Fico contente que o meu relato lhe tenha sido útil, anônimo! Abraço
Postar um comentário