sexta-feira, 3 de outubro de 2008

TV Globo

A grande novidade dessa minha volta a Cabo Verde é que agora eu tenho a TV Globo para assistir. É assim, estou hospedada na casa da Sandrine e ela tem TV a cabo, com a Globo Portugal!!!
Eles acabaram de fazer 1 ano, aí toda hora aparece o Jô, o casal do Jornal Nacional, aquele dos trigêmeos que eu esqueci o nome, dizendo "parabéns". Também a Ana Maria Braga.
Aí é assim, eles passam umas 10 novelas por dia, de verdade. Quando eu estou tomando o café da manhã não é Bom Dia Brasil, é uma novela. Eu já vi umas mil diferentes, no fim da tarde, quando eu chego do trabalho e sento na poltrona para fazer massagem é "O clone", aquela da Jade, Mel, aquela confusão. Aí no meio da tarde passa Jornal Hoje, só que o programa de esportes passa antes. Aí a noite passam mais umas 5 novelas diferentes, é por isso que o povo tem aquela imagem do Brasil. A Sandrine me falou outro dia "com o tanto de novela que vocês produzem, não devem sobrar muitos brasileiros para fazer outras coisas". Aí me resta tentar explicar que no Brasil são só três novelas inéditas por dia, quer dizer, dependendo se Malhação for uma novela ou não. E mais uma de repetição, depois do jornal. Aí ela me perguntou se tem gente que assiste todas em um dia. Aí me restou novamente confirmar e baixar a cabeça. Realmente, são muitas. Mas tentei falar também da Ugly Betty e das novelas mexicanas e tal, mas não colou.
Também o Fantástico passa na segunda. Mas eu fiquei feliz no domingo porque estava passando "Gaijin" que é um filme que eu SEMPRE quis assistir. E gente, como foi triste a história de alguns imigrantes para o Brasil, hein. Tá que a gente também pena no exterior até hoje, mas acho que nessas comemorações de 100 anos valia uma desculpa oficial de alguns fazendeiros por aí.
Que mais... com essa TV a cabo, eu também assisto muito alguns seriados na Fox Life. E estou aprendendo muito de português com as legendas!! Incrível! Várias coisas que não sabia nos meus 11 meses aqui. Tipo, que "giro" (que é legal) não é criolo, e sim português. Outro dia a Sandrine também me perguntou o que era roupa do interior. Ai eu falei que nós chamávamos de roupa íntima e que era calcinha, mas que eu sabia que em português não era calcinha, de cueca que também não tinha certeza se era cueca e etc.
Mas a TV a cabo, tirando esses dois canais, é bem furreca... tem uns 20 jornais em todas as línguas possíveis, e dois canais de filmes bem furrecas e só.
E também eu fico estarrecida com as traduções dos nomes dos filmes e seriados. Tem um que eles chamam de "O amor no Alaska" que o nome original é "Men in trees". Vamos falar sério...

Um comentário:

Unknown disse...

Oi,Prima!
Se fomos penssar bem,o Brasil faz muita novela mesmo, além da globo tem as do SBT e da Record. Não sei se são passadas ai fora também.
dia 11/10 é casamento da ANDREIA DA LILIA. BJOS
SAUDADES!!!!!

Postar um comentário