Ainda me espanto como cada ilha é diferente, tem sua história, sua cultura, sua paisagem, suas características específicas.
A primeira foi São Nicolau na sequência da formação em RBM para o Projeto Áreas Protegidas. Logo ao chegar me lembrei das cidades pequenas no Amazonas, o mesmo estilo de aeroporto, as pessoas ansiosas vendo quem chega na grudadas na grade. É o grande evento da cidade, como no século passado com os trens, como em locais onde só chega o barco... vi isso também na volta de barco no canal de Bósforo.
Depois, fiquei encantada com o verde na estrada que leva à cidade, choveu e por todos os lados há vida agora nessas ilhas que alguns meses atrás chamava de áridas. A vila é um encanto, está muito bem preservada, as casinhas pintadas, a igreja como centro da cidade, podemos respirar a recente colonização portuguesa por todos os cantos. A história dessa ilha era ser o centro intelectual do império português. Lá foi o primeiro seminário da colonização portuguesa na África e eram formados os administradores para as demais colônias como Angola e Moçambique. Já escutei algumas pessoas argumentando que esse fato de já ter experiência em administração pública ajudou Cabo Verde a ter um desenvolvimento maior do que o de outros países africanos. Outro argumeno que achei muito interessante e escutei recentemente é que por ser formado de ilhas inabitadas antes do "descobrimento" no país não há clãs e disputas dentro da sociedade.
Voltando a São Nicolau. As pessoas são bem diferentes de Praia também, são lindas. Também há muitos imigrantes morando nos Estados Unidos e Europa e por isso muitas famílias têm condições de vida melhores. Um exemplo é que a captura de lenha não é um problema com tal intensidade para o Parque Natural de Monte Gordo como para o outro Parque já instalado no país. Aliás, esse parque............. é maravilhoso. Precioso, energético, mágico. Fiquei maravilhada e agradecida pelo privilégio de ver a parte intocada da plantação de tortolho e uma árvore dragoeiro centenária. São duas espécies endêmicas de Cabo Verde e para mim duas das árvores mais lindas que eu já tive a oportunidade de ver. O parque está muito bem preservado e cuidado pela equipe e em breve inaugurará uma área de campismo que eu espero ter a oportunidade de visitar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário