Recebi uma crônica ontem falando dos feriados e refleti sobre a minha atípica semana em Cabo Verde e resolvi compartilhar com vocês.
Não sei se vocês já tinham ouvido falar algo parecido, eu nunca até acontecer, mas minha obturação caiu. Sim, estava jantando quando senti aquele duro, era minha obturação. Sábado de manhã liguei para todos os dentistas da cidade, mas nenhum considerou a situação importante o suficiente para me conceder um espaço na agenda. Assim segunda de manhã faço uma maratona em consultórios e Raios X, etc. À tarde quando finalmente consigo chegar ao escritório leio um mail que terça é ponto facultativo, aniversário da cidade. Engraçado, eu jurava que no meu calendário o aniversário da cidade era 19 de Maio, acho então melhor confirmar o feriado do dia 01.05. Me explicam então que amanhã é ponto facultativo em função de ser o dia em que o decreto fundando a cidade foi assinado, mas que o dia é mesmo 19.05, continuei não entendendo, e achei ainda muito esquisito termos feriado terça e quinta. De qualquer forma na UN trabalhamos meio período, o que me faz perder a ida para a Praia Baixo com a galera, mas ainda senti o dia como feriado porque dormi a tarde toda. À noite estava ao telefone quando começou uma série de explosões em frente à minha casa, aqueles focos de iluminação repentina como se fossem raios, aquele barulho ensurdecedor, pensei que fosse um tiroteio, depois tive certeza que eram bombas, estávamos sendo atacados, desliguei o telefone e me escondi em baixo da mesa. Naquele desespero pensava quem poderia estar atacando Cabo Verde, na impossibilidade de pensar qualquer motivo para que qualquer um no planeta Terra atacasse esse pacato país, para o meu maior desespero percebi que só podia ser um ataque Álien!!!! Depois de 5 minutos, consegui levantar e fui aos fundos da casa e então consegui constatar o que estava acontecendo, eram fogos de artifício em comemoração ao aniversário da cidade. Gente, que diferença de mundos entre a frente e os fundos da casa. Essa cidade é muito pequena para ter uma queima de fogos da magnitude dos fogos de Copacabana. Todos os alarmes de todos os carros da cidade dispararam (amigos dos mais diversos bairros tiveram a mesma impressão que eu e sentiram esses mesmos efeitos), todos os cachorros corriam e uivavam desesperados, foi um caos. De início fiquei pensando que esse prefeito era meio megalomaníaco, árvore de natal maior da África cheia de refletores por todos os lados, queima de fogos que também deve ter sido a maior do continente, mas então lembrei que teremos eleições municipais em 18.05.
Quarta, meio sem ter certeza que dia da semana era, fui ao trabalho. Tinha milhões de coisas acumuladas e no outro dia... era feriado!!! Não dava nem para pensar em começar um ritmo de trabalho alucinante, porque amanhã pararia novamente. Quarta de festa com ritmo de sexta, quinta com ritmo de domingo, praia, etc, sexta quando meu despertador toca acho que ele ficou doido, ou eu, já não sei mais qual é meu ritmo de vida, relógio laboral totalmente desregulado, vou ao trabalho, também não dá para dar prosseguimento em muitas coisas porque amanhã... é sábado! Não é legal trabalhar um dia sim um dia não!! É loucura!! E quando eu comentei que eles deviam ter transferiado o feriado de terça para sexta riram dizendo que se fosse no Brasil isso teria acontecido porque nós gostamos de festa!!!!!!!!!!!!! Agora me diga qual semana é mais produtiva, você trabalhar com ritmo de segunda a quarta ou você trabalhar de segunda a sexta, um dia sim um dia não. Eu fiz o teste e nunca vi uma cidade brasileira comemorando seu aniversário em dois dias com espaço de quase um mês entre as duas! Mas fama é fama e semana que vem não tem feriado nenhum e talvez eu sinta saudades dessa semana atípica. Ah, para quem está se perguntando hoje eu consegui restaurar a minha obturação e está tudo bem, o dentista tinha sotaque paulista e me deu a tranqüilidade de sentir o som de casa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário