segunda-feira, 3 de março de 2008

Comprando gás

Eu já comentei algumas vezes aqui no blog que não há endereços definidos para as casas em Cabo Verde.
Até aí tudo bem, havia incovenientes para mim, mas nada muito grave. Eu tenho a Caixa Postal do escritório para receber correspondência, eu vou ao aeroporto buscar quem venha me visitar, etc.
Mas aí houve o dia em que acabou meu gás.
Primeiro eu não tinha idéia de como comprar gás. Porque eu já vi algumas vezes, para o meu choque, algumas mulheres carregando o bujão de gás na cabeça. (Gente, agora um parênteses para esse fato, elas carregam tudo, absolutamente tudo na cabeça, acho incrível. Eu não estou exagerando. Elas carregam o bujão na cabeça com o filho amarrado nas costas, tenho fotos para comprovar). Como eu não fui treinada para isso, não tinha hipótese de carregar um bujão de gás na cabeça e por isso eu pensei que eles não entregavam gás em casa. Então descobri que sim, havia um número de telefone que entregavam. Feliz da vida, eu liguei:
- Boa tarde, gostaria de um bujão de gás da cor azul na minha casa.
- Pois não, onde fica?
- Na Terra Branca.
- A que altura?
- Fica na rua do Bar do Seu Francisco.
- Não tem nenhuma outra referência?
-Sim, minha casa fica bem no encontro de duas ruas, que se encontram perpendicularmente. Numa rua tem o Bar do Francisco, na outra o Bar do Tilinha, fica fácil.
- Ah, OK, vou colocar aqui que fica na esquina da rua do Bar do Francisco.
- Não, não, senhora. Não fica na esquina. Fica assim, bem no meio da rua, onde a rua que desce se encontra com a rua que corre.
- Não estou a entender... não tem mesmo nenhuma referência?
- Não tem... mas as referências estão ótimas!! É só perguntarem onde fica o Bar do Seu Francisco. Se você olhar um pouco adiante, tem uma casa branca com uma varanda com grades marrons. Vou até colocar a minha rede marrom na varanda para facilitar. A senhora sabe o que é uma rede?
- Sim, sei, rede vermelha, anotei aqui.
- Vermelha não, marrom. Vou colocar agora, é uma das únicas casas da rua que tem dois andares e tem varanda, a minha casa é a do andar de cima, tem que subir a escada. Não é difícil.
- Mas a escada fica do lado de fora??
- Fica, fica do lado de fora que é para as pessoas subirem e entrarem em casa.
- Ok, mas vai demorar um bocado porque tem muitos pedidos na sua frente.
-OK, desde que vocês entreguem hoje, faz 4 dias que estou sem gás.
- OK, hoje chega...

Mais tarde a minha amiga disse que achava que por rede eles iam entender aquelas proteções de tela que se coloca para não entrar insetos. Liguei novamente.
- Boa tarde, eu liguei a pouco para entregarem um gás na Terra Branca, falei da varanda e de uma rede marrom.
- Deixa eu procurar seu pedido. Esquina do Bar do Francisco...
- Senhora, esquina não, fica na rua do Seu Francisco. Eu só queria dizer que não tem rede não, eu falei que tinha uma rede na varanda. A varanda só tem uma gradezinha que fica na altura da cintura.

Depois disso tudo, eles ainda ligaram dizendo que não estavam achando a casa!!!!!!!!!!!!!

P.S: Sobre a volatilidade dos alimentos em Cabo Verde. Hoje é um dia feliz porque, depois de praticamente 4 meses que estou aqui, hoje tinha coca light no supermecado!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Que saudades! Devo comprar de uma vez todo o estoque ou não??

Nenhum comentário:

Postar um comentário