sexta-feira, 14 de março de 2008

Achada Leite, muito fixe

Há uns dias fizemos um passeio fenomenal. Fomos a uma comunidade chamada Achada Leite, meio isolada de todo o resto, linda. Jipes, estradas de terra em más condições, um pouco de criolo aqui, umas indicações ali e lá chegamos. Começamos a descida em direção aos rochedos, é uma localidade diferente de todo o resto, com coqueiros (pagamos um mocinho para subir- o que ele fez em 2 mim- e nos jogar uns cocos). A descida não foi fácil, mas a praia paradisíaca compensou e muito. Pela primeira vez pisei logo de vez em dois ouriços, o que deixou o meu dedo mindinho do pé direito cheio de espinhos (que eu aprendi que se deve esperar a maré baixar e colocar de molho na água morna para sair). Fizemos um almoço comunitário para recuperar as forças para a subida, pulamos, mergulhamos, fizemos snorcking. Na volta descobrimos uma igrejinha linda da comunidade, toda desenhada pelos próprios moradores. Paramos em Ribeira da Barca, tomamos uma cervejinha gelada, as meninas nadaram no porto. O triste desta última localidade é que as praias já foram destruídas pelo roubo de areia. Você já tinha pensado o que tem embaixo da areia nas praias? pedra. Você não imagina o som que o mar faz quando a areia foi roubada. Esse é um grande problema ambiental deste país, e espero que uma solução seja encontrada depressa para que nem todas as praias sejam destruídas dessa forma. Também é chato as crianças correndo atrás de vc dizendo "money, money", o que nos faz pensar que há muitos americanos de igreja ou peace corps fazendo "projetos comunitários" por lá.

Pausa na aventura para o nosso almoço comunitário. Me pegaram com a boca na botija.

Nosso brinde... eles juram que assim o coco fica mais bonitinho, eu fui a única do contra.

Eu e Paz, minha nova amiga, na estrada... só lembrando que aqui é um deserto.

Glossário:
Fixe (leia-se /fish/) - legal
P.S: A partir de hoje estou de greve, para não perder de tudo os costumes brasileiros. Enquanto as pessoas não começarem a deixar comentários parece que eu estou escrevendo para ninguém, o que não dá incentivo nenhum... se alguém ainda se interessar nessas notícias caboverdeanas de uma menina que já desaparece na memória, avise!
beijos a todos e Feliz Páscoa! qq coisa eu conto depois para onde viajei, estou super empolgada.

8 comentários:

Anônimo disse...

Ju não faça isso! Tu sabes como eu adoroo ler isso aqui....todo dia chego no trabalho e a primeira coisa que faço é ver suas aventuras caboverdeanas...já lhe disse para escrever um livro né????
beijocas...e boa sorte...(ainda continuo tentando ir conhecer te visitar). Josmar

Anônimo disse...

nossa não consigo apagar para consertar os erross...no entando vai assim mesmo....rsrsr

eu amo a metafísica.com.br disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
eu amo a metafísica.com.br disse...

Ju!
fico impressionada e emocionada com suas aventuras...
Nunca deixe de escreve-las!
Muitas saudades!!
beijão da sua irmanzinha!

Anônimo disse...

Oi Juana,
também faço um apelo pra vc manter o blog. Assim, a gente fica sabendo um pouco de vc e de Cabo Verde.
Depois conte como foi a páscoa.
bjs,
Daniela

Renée disse...

pq??? tá rolando a possibilidade de acabar? NÀAAAAAOO !!! TEM QUE MANTER O BLOG. eu gosto mais do cocô do jeito original. concordo com vc ronalds.... ai ai. que aventureira mesmo!

Renée disse...

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

eu quis dizer, obviamente, côco...

Unknown disse...

Poxa, não pare não! suas aventuras e seus comentários sobre pequenas coisas da vida são sensacionaisssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssssss!beijos

Postar um comentário